“…Enquanto tendes a luz, crede na luz, e assim vos tornareis filhos da luz…” - João 12:36 “Estendei a vossa mão para que se realizem curas, milagres e prodígios… ” - Atos dos Apóstolos 4:30.PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE O REIKI
1 -Reiki é religião? Não. Faz parte da medicina orie
ntal. Reiki é uma terapia holística transmitida pelas mãos, vinda do Tibete, trazida para o Japão através do Mestre Mikao Usui. Do Japão veio para o Havai (Hawaii) através da Mestra Hawayo Takata. Do Havai se espalhou pelos Estados Unidos e pelo mundo pelo alunos da Mestra Takata. Não tem vínculo algum com religião embora tenha conexão com o sagrado porque tudo é sagrado/divino. A terapia é constituída de quatro níveis, todos eles há iniciações (Reiju) curso teórico e prático. Não tem nada a ver com mistificação e não é corruptível, isto é, ninguém reinventa. Reiki não tem nada a ver com “fluidos vitais”, “ectoplama”, “bons fluídos”. Reiki não é fluido. Não é denso como a energia canalizada entre espíritos e médiuns-espíritas, que alguns autores tentam confundir os leitores a esse respeito. Para entender as diferentes formas de energia, leia o artigo neste site chamado “Qi, Chi, Ki ou Prana?”. http://www.mestres.org/qi-chi-ki-ou-prana
2-Reiki é magia? Não, nem é espiritismo. É um conhecimento milenar contido na Medicina Tradicional Oriental, com registros no Tibete que datam do Século VII , passado de mestre para aluno, de mão em mão, através de iniciações. Não tem a menor conexão nem pode ser utilizada pela magia porque os símbolos Reiki são codificados seguramente em forma de portais e não podem ser alterados nem manipulados para trabalhar com os anjos caídos, devotos da magia. Só pessoas ignorantes falam de iniciação à distância, isso não é possível em Reiki.
Falar de iniciação à distância é o mesmo que apreciar flores de plástico as quais não tem essência nem perfume. Existem muitos falsos “sistemas de Reiki”, por exemplo, o chamado “Reiki Desmistificado”. Existem, sim, várias formas de transmissão (transmissão não é iniciação) de energia, mas energia também existe de várias fontes como energia de carvão, energia nuclerar, etc. Reiki só existe um, que foi codificado pelo Mestre Mikao Usui. Norte-americanos inventaram e registraram sistemas de Reiki para ganhar dinheiro, apenas. Alguns brasileiros estão tentando fazer o mesmo, mas isso é igual a flor de plástico.
A Iniciação (Reiju) modifica o campo eletromagnético do iniciado para sempre. A iniciação existe em todas as tradições humanas. O envio de Reiki a distância, isto é, a transmissão, não modifica o campo eletromagnético de quem recebe. Apenas equilibra a pessoa e promove o resgate da saúde. Até o Mestre Jesus teve que ser iniciado por João Batista e depois passou por várias outras iniciações no Egito, para se preparar para a sua missão na Terra. Leia mais em:
3-Como você prova que Reiki funciona? Não é o terapeuta ou o mestre Reiki quem tem que provar se a técnica funciona. Se alguém tem dúvida, é só deitar numa maca e deixar o profissional fazer a transmissão energética. Quem disser que não sentiu a transmissão de energia só há duas razões: quem aplicou não foi iniciado ou quem aplicou foi iniciado e quem se submeteu está mentindo. Qualquer pessoa esquenta as mãos se esfregar uma na outra. Mas o calor do Reiki não é igual ao calor de esfregar as mãos. A transmissão não depende de quem está aplicando. O transmissor é como um bambu ôco, um fio que transmite a Energia Vital Universal. É muito comum o cliente dormir na maca e dizer que não sentiu nada, claro! Não há mistério nisso. A linguagem da Energia Vital Universal é holográfica, invisível ao olho comum, mas perceptível e até pode ser medida com aparelhos elétricos e manuais. Leia mais sobre outras formas de energia.
4-Reiki é especialidade médica? Não, impossível. Reiki trabalha com a Energia Vital Universal, invisível, e as coisas invisíveis, como acupuntura, não têm nada a ver com a Medicina Oficial Brasileira. A recomendação da Organização Mundial da Saúde para que os governos facilitem o acesso do povo a essa técnica é exatamente por se tratar de uma técnica popular, holística, não-médica, mas de interesse da saúde pública.
O nome oficial dessa categoria, dada pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão é: ATIVIDADES DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM SAÚDE HUMANA, código 8690-9/1 (Serviços de Reiki). Nos países orientais o médico é também monge e a história é outra, assim como também é a medicina, basicamente holística e não-comercial como a nossa. No Nordeste há um ditado irônico: “meu filho vai ser médico, pra ficar rico…”. Leia mais em: http://www.mestres.org/hello-world
5-Reikiano pode prescrever? Não. A Terapia Reiki não tem conexão alguma com remédios farmacêuticos. Embora a técnica atinja os órgãos físicos, ela atua primeiramente nos corpos sutis, energéticos, invisíveis aos olhos de quem não tem vidência. Se o terapeuta percebe que o cliente precisa de outra ajuda para a sua saúde física, mental e emocional, deve encaminhá-lo a outro profissional especializado porque isso não tem a ver com a profissão de Terapeuta Reiki. Reikiano não prescreve nada. Recomendamos que o Mestre Reiki estude a Terapia Floral, que casa muito bem com Reiki, mas não é uma exigência. É uma recomendação porque floral é registrado no Brasil como complemento alimentar e atua nos corpos sutis.
6-Reiki pode ser aplicado em hospitais? Sim. Veja neste site exemplos de vários hospitais que já trabalham com Reiki, mas com para isso o Terapeuta Reiki precisa ser legalizado junto a uma Associação da sua classe de Terapeuta Reiki. A família ou o doente têm o direito de solicitar esse serviço. Reiki já é uma terapia aplicada e autorizada em vários hospitais da rede pública em Brasilia (DF), Fortaleza (CE) e em vários países, porque facilita a cicatrização, estanca sangue, melhora a auto-estima de quem recebe, e com isso apressa a recuperação das pessoas doentes e hospitalizadas. Esta Associação já iniciou vários enfermeiros e médicos, que não precisam colocar nos cartões que são reikianos.
7-Existe iniciação à distância? Não. A iniciação só existe com a presença do mestre, o qual passa os códigos sagrados diretamente através do toque físico. A técnica foi criada desta forma e não pode ser modificada. Se você foi vítima da falsa promessa de iniciação à distância procure um mestre imediatamente para lhe iniciar. No momento da iniciação o mestre abre a aura do aluno, coloca os símbolos sagrados e sela para sempre. Todos os fios energéticos dos sete corpos do aluno são alterados pela iniciação. Só confunde isso quem não é mestre. E há muitos falsos mestres vendendo certificados. Temos uma lista deles, inclusive de sites, no Brasil e no exterior. Alguns estados brasileiros, onde existem muitos falsos mestres, até há certa descrença com relação a Reiki e outras terapias energéticas por causa da existências dos falsos mestres. Observe que eles têm vida curta e a prosperidade é cortada com o tempo.
8-Reiki pode ser transmitido à distância? Sim, transmissão é diferente de iniciação porque a transmissão não mexe com os fios sagrados e energéticos dos corpos sutis de quem recebe e a iniciação mexe. Na transmissão da energia à distância, que só pode ser feita por quem tem o nível dois, o aluno pede permissão ao Eu Superior de quem vai receber e envia. É como ligar para um telefone celular. Você liga e fala com a pessoa mas não pode apagar ou mexer no número nem no telefone da pessoa. Só confunde isso quem não é mestre.
9-Fui “iniciado” à distância, o que fazer? Você pode ter sido iniciado em qualquer coisa, mesmo em Reiki. A mão de qualquer ser humano esquenta quando em contato com outro ser humano, mas isso não é Reiki, é a energia física que vem dos alimentos. Sem iniciação presencial não há Reiki. Procure um mestre de verdade para ser iniciado porque seja lá o que for que você recebeu à distância pode lhe trazer muitos problemas espirituais, psicológicos (depressão) e inclusive adoecer com a energia pessoal do falso mestre. Temos vários casos de pessoas que adoeceram depois de serem iniciadas por pesosas que compraram certificados na internete ou que dizem ter sido iniciadas a distância. Procure ler sobre vampirismo e efeitos da magia negra, estes sim, atuam à distância.
10-Comprei um livro sobre Reiki, posso trabalhar? Não. Os símbolos só funcionam com quem é iniciado presencialmente por um mestre iniciado. O sistema foi criado assim e ninguém pode modificar. Nós não aprovamos a publicação dos símbolos nem o uso decorativo deles. Lembre-se que a profissão é legalizada e a lei pode ser aplicada contra quem infringir as regras, porque a técnica já é caracterizada como de utilidade da saúde pública. O livro é como um carro parado sem motorista habilitado.
11-Evangélico pode receber Reiki? Sim, qualquer pessoa, animal e planta pode receber Reiki. Quem levou a Mestra Takata para dar cursos no continente Norte-Americano foi uma Pastora Evangélica e os cursos foram dados dentro da igreja. Como Reiki é uma técnica holística de saúde pública, não há o que temer. Não é religião, não interfere na fé de ninguém, não tem mistificação e não se mistura com nada. A Bíblia faz inúmeras referências à cura pela imposição das mãos.
Veja: Atos dos Apóstolos 8:18 (”E Simão, vendo que pela imposição das mãos dos apóstolos era dado o Espírito Santo…”),Hebreus 6:2 (E da doutrina dos batismos, e da imposição das mãos, e da ressurreição dos mortos, e do juízo eterno), Timóteo 4:14 (”Não desprezes o dom que há em ti, o qual te foi dado por profecia, com a imposição das mãos do presbitério”). Jesus curava as pessoas pela imposição das mãos, com técnicas que ele aprendeu em Luxor, Egito, e em monastérios da Índia. Se seu líder espiritual lhe deu uma lista de proibições afirmando que energia vital não é coisa de Deus e você aceita, está na hora de fazer terapia! A base de tudo no Universo, inclusive no Planeta Terra, é energia e até a ciência já sabe que a Energia Vital Universal produz o efeito da cura é transmissível tanto para pessoas como para animais, plantas, lugares, pensamentos, células… É a Energia Vital do Universo. Um dos mais famosos e respeitados mestres Reiki de New York, EUA, é um pastor evangético, que já trabalha há 30 anos com Reiki. Chama-se Reverendo Ramsey.
12-Fui iniciado e vivo doente. Parece que Reiki não funciona comigo… Isso é muito comum aconteceu em quatro situações:
a) Você caiu no conto da falsa iniciação à distância;
b) O mestre que lhe iniciou fez um curso às pressas e não soube fechar o circuito elétrico que produz a faisca que imprime os símbolos no seu DNA ;
c)o mestre que lhe iniciou coloca vários alunos numa sala e faz “iniciação coletiva”;
d) o mestre que lhe iniciou não selou a iniciação porque não sabe selar; e) a pessoa que vendeu o certificado para você não é mestre Reiki. A iniciação simplesmente não acontece.
A maioria dos alunos assim “iniciados” saem de lá como se nada tivesse acontecido e ainda adoecem. Há casos de pessoas que sentiram dores profundas. Se é o seu caso, procure outro mestre que toca cada aluno na iniciação. Há muitos falsos mestres por ai, alguns sequer têm endereço fixo mas outros têm sites, dão certificados, se dizem representantes de universidades estrangeiras e até oferecem cursos à distância. Os falsos mestres cobram preços bem atrativos porque não têm o que perder e facilmente acham a quem enganar. Denuncie o falso mestre!
13-A- O que é mestre? - Mestre é o estudioso que atingiu a um grau elevado de conhecimento mas que está sempre aberto ao que é novo e desconhecido com a finalidade de investigar, verificar o que precisa ser atualizado e ir em frente, sempre se renovamento, aprendendo, estudando com humildade e mansidão. O mestre passou por iniciações e treinamentos presenciais. O diploma de mestre é só o começo de uma imensa jornada, que pode ou não se concretizar. No Egito antigo dizia-se que de acordo com a sabedoria do mestre e sua humildade no caminho do conhecimento é que ele/ela atrai a assistência espiritual para o trabalho, assim como os alunos e clientes. E a espiritualidade só trabalha com honestidade, bondade, mansidão e inteligência. O mestre de verdade não nega informações sobre linhagem e seu trabalho em geral. Pelo contrário, honra a linhagem. Com a legalização da profissão de Reikiano no Brasil, não há mais espaço para Mestre Independente. Se o mestre não é filiado a uma organização de classe brasileira, faça o seu curso com outro que seja. Exija do seu mestre o e-mail, endereço completo para correspondência, CPF , número de telefone.
13-B- Mestre dá curso sem material? Não. A Mestra Takata e seus primeiros alunos-mestres davam curso apenas oral, incentivando aos alunos a anotarem tudo. Com os mal-entendidos e as confusões que saíram desses cursos, cada um escrevendo da própria cabeça, os mestres decidiram fornecer o material já escrito. Os cursos sem material escrito facilitou as falsificações e mentiras em nome de Reiki. Os mestres filiados a esta Associação são obrigados a fornecer apostila e certificado para cada nível no dia da realização do curso. Aluno algum pode sair do curso sem seu material de trabalho, para a própria proteção da Terapia Reiki. Esse trabalho tem que ser original, carimbado pelo mestre. Nenhum mestre está autorizado a fornecer cópia de apostila a aluno. Tem que ser original. Quem trabalha com energia ou é honesto por natureza ou a natureza retira essa pessoa do caminho.
14a) -Como posso saber se o mestre é credenciado e está em dia com suas obrigações? O certificado de filiação tem data de validade. Fique livre para denunciar aqueles que fraudarem a data. O nosso certificado não pode ter razura alguma. Nosso Departamento Jurídico toma as providências cabíveis. Entre em contato direto com a Associação pelos e-mails ametereiki@gmail.com ouametereiki@yahoo.com.br. O registro de filiação é renovado anualmente. Quem não renova é automaticamente descredenciado. Se você não é filiado, uma forma de checar a honestidade do seu mestre é pedir a ele/ela a linhagem dele/dela por escrito e enviar para cá. Nós checamos e lhe daremos a resposta. Quem caiu no conto da “iniciação” à distância não tem linhagem. Leia mais sobre a necessidade de pertencer a uma entidade da classe de Terapeutas Reiki em:http://www.mestres.org/presidente-do-sinte-e-criador-do-crt-e-preso
14b) Meu mestre é independente e agora? A categoria de Mestre Independente existia antes da legalização da profissão porque alguns mestres não viam sentido de se filiar a sindicatos generalizados. Mas, agora que a profissão é legal, não há motivo para um profissional não ser filiado a uma entidade de sua classe profissional e ter um registro. O mestre independente pode muito bem se filiar a uma endidade, comprovando a linhagem. Há que se ter cuidado com instituições que não exigem a linhagem já que esta terapia é de origem oriental e a linhagem é pré-requisito básico.
Exija do seu mestre os seguintes dados: endereço completo, telefone, e-mail, comprovação que ele ou ela pertence a uma entidade de classe brasileira legalizada. Quem esconde dados não merece confiança. Não faça curso com quem não tem endereço fixo e possa provar o endereço. Não se vincule a quem põe em risco a sua honestidade. Mais dia menos dia você terá que provar que não é um falso profissional. Por que você investiria seu dinheiro, tempo e energia numa maçã podre? Diga de onde você vem que eu lhe digo que você é!
15-Há prazo entre os níveis de Reiki? Sim, e isso é um assunto seríssimo. É de extrema importância o mestre obedecer aos prazos de iniciação entre um nível e outro. Energia precisa de tempo para assentar e cada pessoa tem seu próprio tempo. Se o aluno faz um nível atrás de outro sem o prazo necessário para praticar e assentar a energia pode adoecer, aprende tudo pela metade e isso pode trabalhar contra a reputação do próprio mestre. O novo mestre também precisa dar inúmeros cursos no nível Um para poder ensinar no nível Dois e assim por diante. A Associação recomenda que o aluno de nível 3-A só seja iniciado mestre com o prazo mínimo de uma ano e meio, SE o candidato estiver realmente preparado emocionalmente para isso. Tem aluno que não está preparado para o Mestrado mesmo depois de 3 a 5 anos no nível III-A. Não adianta forçar a barra. A energia é inteligente. Há pessoas que precisam de um prazo de até cinco anos para serem iniciadas como mestre. Cada caso é um caso e o mestre precisa ter ética profissional e discernimento — há mestres que iniciam por iniciar e isso é compra de carma negativo. Lembre-se que a pressa é inimiga da perfeição.
15A-Posso iniciar três níveis em um dia só? - Não. No Reiki Usui Tradicional e no Reiki Usui Tradicional e Tibetano não se faz isso. É preciso cumprir os prazos e initervalos entre um nível e outro. Existe também a necessidade física de assentar a energia. A energia provoca alterações físicas, mentais, emocionais e espirituais no DNA , nas células, na memória celular. No sistema Karuna Reiki o aluno pode ser iniciado nos níveis I e II no mesmo dia porque o pré-requisito é que já tenha o Nível II do sistema Reiki Usui Tradicional ou Reiki Usui Tradicional e Tibetano. Só iniciamos o mestre em Karuna se o aluno já é mestre no Reiki Usui Tradicional ou no Reiki Usui Tradicional e Tibetano. É pura falta de conhecimento o mestre querer quebrar essa regra e pode estar colocando em risco não só a saúde do aluno como a própria reputação.
16-Como tirar um Alvará de Licença e Funcionamento do consultório? O Terapeuta Reiki filiado não necessita se associar a nenhum sindicato, desses que reúnem várias profissões, porque pela legislação brasileira você só precisa fazer parte de uma entidade criada, gerida, administrada pela sua própria classe profissional. Para a abertura de consultório ou de seu espaço de trabalho, o filiado deve procurar a Secretaria da Fazenda da prefeitura do município onde mora e solicitar um Alvará de Licença e Funcionamento. Quem mora no Distrito Federal vai até a Secretaria de Administração do GDF. O Certificado de Filiação é o documento necessário, além dos de identidade, para o terapeuta requerer o Alvará de Licença e Funcionamento do consultório. Pelas vias normais e legais, não se tira alvará sem ser filiado a uma instituição de classe como esta Associação. É muito importante que se trabalhe legalizado, com a vantagem de poder pagar INSS já com o código da profissão que é 8690-9/01, criado pela Comissão Nacional de Classificação (CNAE), em janeiro de 2007. Cada filiado recebe da Associação um número de registro. Há obrigações a cumprir com Corpo de Bombeiros e Vigilância Sanitária. Passo a passo: a) Preencher formulário de Consulta Prévia para Alvará de Funcionamento de Consultório; b)Receberá lista de documentação a ser apresentada para receber o Alvará; c) O interessado deve saber qual a razão social do futuro escritório, isto é, dar um nome ao consultório, que pode ser seu próprio nome; d) O Terapeuta deve apresentar, entre outros documentos de identidade, cópia do certificado de filiação à associação; Dê uma olhada no código dessas novas profissões, aprovadas pelo Ministério do Trabalho, assim como na lei que inclui terapias alternativas no SUS. Endereço da Secretaria de Administração do GDF - Brasília: Setor Bancário Norte (SBN), Quadra 02, Bloco K, Ed. Vagner, (Em frente ao Ed. Via Capital), Telefone 61-33275101.Funciona de segunda a sexta, de 09 às 17 horas, sem horário para almoço.
17 - Aplica-se Reiki em animais e plantas? Sim. Faça você mesmo o teste. As plantas e os animais adoram Reiki. Você coloca o animal de estimação no colo, conecta-se com a Energia Vital Universal do Reiki e vai mudando de mão de acordo com a reação do animal. Se for um animal grande, tipo cavalo, você fica em pé e aplica na cabeça do animal. Nas plantas você coloca as mãos sobre eles e aplica, por uns dois a três minutos. Aplica-se Reiki em tudo que existe.
18 - Criança pode ser iniciada em Reiki? Sim. Dependendo da criança. Devido a necessidade de compreensão da técnica, é mais apropriado iniciar crianças após os 12 anos de idade e somente até o nível Dois. Não é recomendado iniciar mestres de menor idade por causa do amadurecimento emocional necessário a um mestre, além dos conhecimentos gerais que um mestre deve ter e que só se adquire com a maturidade e a escolaridade.
19 - Preciso fazer curso de vários sistemas de Reiki? Não. O sistema Reiki Karuna requer que o aluno tenha os níveis I e II do Reiki Usui Tradicional ou do Reiki Usui Tradicional e Tibetano para ser iniciado. A Mestra Barbara Brennan, aluna direta de Takata que usou o Sistema de Reiki Usui Tradicional para criar o que ela chamou um sistema de cura chamado ”Mãos de Luz”, como é conhecido no Brasil, não colocou a palavra Reiki no sistema que ela inventou porque ela sabia que não existe um sistema alternativo de Reiki, mas sim o Sistema Tradicional recebido pelo Mestre Mikao Usui, assim como foi recebido pelos monges tibetanos desde o Século VII . Alguns supostos “mestres” norte-americanos inverteram alguns símbolos de Reiki Usui, copiaram outros de pirâmides e escritos antigos e “inventaram” sistemas que eles chamam de Reiki e isso causou até morte. Pesquise. Leia mais sobre a morte de pessoas que inverteram símbolos e se deixaram “iniciar” por pessoas esquisofrênicas. Há no Brasil e em outros países muitas coisas com o nome de Reiki, que você não precisa colocar no seu corpo espiritual. Leia mais em: http://www.mestres.org/o-que-e-teramai-seichem
20 - Reiki provoca cansaço no mestre ou no terapeuta? Não. Se você é mestre ou terapeuta e fica cansado ou doente depois de um atendimento com Reiki, ou “pega” os problemas da pessoa que você aplicou Reiki, então você está fazendo tudo errado. Faça reciclagem com outros mestres. Se você é terapeuta Reiki e fica doente depois do trabalho, então o seu mestre pode não ter selado corretamente a sua iniciação. Faça uma reciclagem com outro mestre e se certifique que ele sabe iniciar e selar a iniciação. Reiki é uma terapia de cura, não de adoecimento. Por isso que é muito importante fazer reciclagem de todos os níveis, com o próprio mestre ou com outro.
21 - Depois que fui iniciado apareceram mil coisas na minha vida… As mudanças positivas do Reiki acontecem gradativamente depois das iniciações. Todo iniciado em Reiki fica mexido e começa a ser trabalhado seus ganchos emocionais desta e das demais vidas. A mexida fica mais acentuada a partir do Nivel II. Quanto mais você se aplicar Reiki e praticar os símbolos, mais rapidamente vai desenganchar tudo e você terá saúde plena, cheia de prosperidade. Reiki muda a vida das pessoas tocadas, para melhor!
22 - O Mestre Reiki e o Terapeuta Reiki precisam fazer terapia?Sim. Todo ser humano precisa fazer terapia porque todo ser humano precisa de alguém com habilidades técnicas para conversar, se expor, ser olhado, refrescar seus horizontes — inclusive psicólogos, médicos, enfermeiros, psiquiatras, policiais. Quem se aplica Reiki diariamente o conteúdo emocional vem à tona e na maioria dos casos é dissolvido. Mas há pessoas que precisam mesmo de terapia para deixar aflorar o conteúdo emocional, limpar a mente e os canais energéticos a fim de prestarmos um serviço isento de ego individual e “poder” pessoal muitas vezes equivocado, fora do tempo, mal-direcionado. Muitos dos “inventores” de técnicas energéticas, alguns inteligentes, são pessoas extremamente complicadas, mal-trabalhadas, presas a seus mundinhos mesquinhos, controladores. Paralelo a tudo isso há os inúmeros casos de profissionais “acompanhados” de obsessores (obsessão espiritual é um conhecimento antigo, contido em todas as tradições e em vários continentes, inclusive na Biblia. Não é uma coisa inventada pelo espiritismo.
23 - Quanto cobrar pela consulta, sessão e pelos cursos? - Nas gravações e entrevistas com a Mestra Takata ela conta que vendeu a única casa que tinha para pagar o mestrado dela. Na verdade o mestre dela fez isso para ver se ela realmente estava comprometida de coração com a técnica. É tanto que ele saiu do Japão e passou um ano acompanhando ela no Havai, de graça, para se certificar que ela repassaria a técnica sem erros. Esse pensamento é bem oriental e muitos norte-americanos fizeram confusão. A Terapia Reiki é um trabalho, um técnica de saúde holística desvinculada com religião e todos os traumas que a Religião Católica tem com dinheiro. O Terapeuta ou o Mestre não cobra pela energia, que é gratuita. Cobra pelo trabalho, pelo tempo e dedicação. Sendo hoje uma profissão legalizada pelo Governo Brasileiro, o Terapeuta Reiki cobra como qualquer outra terapia, de acordo com o nível financeiro da região onde trabalha. Além das despesas com estudo e aperfeiçoamento contínuo, quem trabalha com esta Terapia tem despesas com a estrutura do trabalho, material, luz, etc. Naturalmente o Terapeuta poderá abrir espaço na sua agenda para atender gratuitamente a pessoas necessitadas que o procuram e isso é uma decisão pessoal, como em toda profissão. Em termos de Brasil, cada região tem seus limites de cobrança para todas as terapias. Você deve verificar qual a média de cobrança das consultas, dos tratamentos, dos cursos entre os mestres credenciados da sua cidade. Para os cursos, faça uma média de custos, incluindo apostila e todo o material. Lembre que você paga anuidade da Associação, luz, telefone, aluguel do consultório, tudo deve ser levado em conta. Lembre-se que é preciso respeitar a comunidade de mestres de sua cidade e região. Não vá colocar preços menores para chamar alunos. Os seus alunos já estão definitos pelo universo, ninguém toma aluno de ninguém, assim como não é ético cobrar preços baixos só porque você tem coisas para resolver emocionalmente. Respeite a comunidade de mestres da sua região, mesmo se houver diferenças pessoais entre vocês. Alguns mestres nordestinos têm dificuldade de cobrar porque ainda não se soltaram da programação implantada no inconsciente coletivo ligada à pobreza e a miséria, desde os senhores de engenho. Ricos e coloniadores, repetiam para os escravos que eles eram apenas escravos, com a mão da Igreja. Hoje essa programação é realimentada pelos políticos e interesseiros, apesar da riqueza daquela região brasileira e do seu povo maravilhoso.
24 - Quero trabalhar gratuitamente, como fazer? - Se você quer trabalhar gratuitamente, isto é, não quer cobrar pelo seu trabalho, seu tempo e sua dedicação à Terapia Reiki, esta Associação sugere que você procure um hospital público, um abrigo de pessoas da terceira idade, um orfanado, uma escola pública, quem sabe uma detenção. Procure os responsáveis e se ofereça como voluntário (a). Em Brasilia, o trabalho voluntário em hospitais e creches, inclusive de alguns Mestres e Terapeutas Credenciados nesta Associação, está sendo um sucesso absoluto e todos os lados estão felizes. Lembre-se que todos nós nascemos para sermos felizes, respeitando sempre o espaço de outras pessoas porque a decisão de cobrar ou não pelo trabalho é só sua.
25-O que ensinar nos cursos de Reiki? No Nível I - A história do Reiki; a importância da linhagem e a sua linhagem; o que representa cada nível; a simbologia da palavra Reiki em japonês; o que é Reiki; os 21 dias; a história de Mikao Usui e de Takata; como e onde aplicar Reiki; qual é a vibração do nível I; os benefícios do Reiki; Reiki como terapia de autocura; o autotratamento; o equilíbrio dos chácras; a questão do dinheiro; os princípios do Reiki; as posições de aplicação do tratamento completo; Evitar encher as apostilas de cópias de textos de autoajuda publicados na internete ou de apostila de outros mestres. O aluno deve sair do curso sabendo o que é chácra, cada um deles, para que servem, onde se localizam e a que órgãos estão relacionados. Incentive o estudo de anatomia. Uma vez mestre, você precisa ser original. Se você tiver dificuldade, fale com a Associação. Não há a necessidade de você mostrar ao aluno que sabe tudo na vida. Atenha-se à técnica do Reiki. O aluno precisa ser incentivado a buscar o conhecimento na leitura por si mesmo. O curso deve ter a duração mínina de 12 horas, mas o ideal no Nível I são dois dias de teoria e prática. Não deixe o aluno sair do curso sem praticar na sua frente e com dúvidas.
No Nível II - Verificar se o aluno sabe tudo o que precisa sobre Reiki, chácras e se faz autoaplicação todos os dias. Verificar a data do curso de nível I para ver se ele está dentro do prazo necessário entre os níveis. Pedir cópia do certificado de nível I se o aluno fez com outro mestre. Tirar todas as dúvidas do nível anterior antes de ensinar o nível II. Explicar o que é o nível II; explicar o autotratamento com os símbolos; promover a memorização dos símbolos; praticar o envio de Reiki à distância; A aplicação em pessoas, animais, plantas, lugares e situações sociais; os símbolos sagrados, um por um, só passando para o Número II quando tudo estiver claro sobre o Número I e assim por diante. Fazer exercícios de aplicações a distância, inclusive com antepassados e a linhagem; Técnica do Caderno e da Caixinha; falar sobre os meridianos e da circulação de energia; a vinculação dos chácras aos meridianos; como tratar problemas emocionais desta e das vidas passadas; por que fortalecer os órgãos e vísceras; DNA sutil; Desprogramação emocional, mental e celular; a natureza da doença. O curso pode ser dado em dois dias porque neste nível o aluno precisa praticar na sua frente para evitar que “inventem” coisas que comprometam a sua reputação de mestre e da técnica. Este curso é o mais puxado de todos e o mestre pode estabelecer um estágio supervisionado para garantir que a técnica foi aprendida.
No Nível III-A não se ensina o símbolo número 4. O que ensinar a nos Níveis III-A e III-B, consultar a Associação, que só passa essas informações desse conteúdo aos mestres associados. Diga não aos copiadores de apostilas!
O que se ensina no Mestrado de Reiki: Fundamentos da Terapia Reiki Nivel I – 5 créditos, 12 horas/aula; Fundamentos da Terapia Reiki Nivel II – 10 créditos, 22 horas/aula; Fundamentos da Terapia Reiki Nivel III-A, 5 créditos, 12 horas/aula; Fundamentos da Terapia Reiki Nivel III-B, 20 créditos, 44 horas/aula; Fundamentos do Atendimento Terapêutico, 20 créditos, 44 horas/aula; Estudos da Ética Profissional, 1 crédito, 01 hora/aula; Legislação sobre Práticas Integrativas e Complementares em Saúde Pública, 03 créditos, 3 horas/aula; Técnicas de tratamento com Reiki presencial e à distância, 10 créditos, 10 horas/aula. Estágio Supervisionado, 100 créditos, 365 horas/aula; Monografia, 100 créditos, 365 horas/aula. Total de créditos: 274. Total de horas/aula: 878 horas/aula. Nota do Mestrado, valores de 07 a 10, nota mínima para aprovação: 07. Nota da Monografia, valores de 07 a 10, nota mínima para aprovação: 07 Histórico Escolar é impresso nas costas do Certificado de Mestrado, incluindo as notas, rubrica do mestre e assinatura do aluno. O prazo de entrega da monografia é um ano após a iniciação de mestrado, quando a Associação dá nota do Mestrado, conforme os valores acima. A monografia pode ser publicada se o mestrando desejar. O conteúdo das matérias acima só é revelado a mestres filiados.
27-Tenho que tirar jóias e cintos para receber ou aplicar Reiki?Não. Só se eles estiverem apertando você ou o cliente disser que está sendo incomodado por uma jaqueta pesada, jóias, cinto, gravata, sapatos, óculos, essas coisas que se pode retirar sem se perder a compostura. Então você sugere que o cliente retire o acessório antes de deitar na maca. Não há outro motivo para retirar esses acessórios para aplicar ou receber Reiki porque a Energia Vital Universal de Reiki atravessa e harmoniza qualquer material, mesmo os acessórios pessoais.
28 - Reiki é canalizado em Centro Espírita? Não. Reiki e Passe Espírita são formas diferentes de canalizar energia. A energia que ilumina o seu quarto é a mesma que faz um avião voar? Tudo é energia, certo? Mas são bem diferentes suas formas! Por que será que espíritos que baixam em terreiros de Candomblé não têm permissão para baixar em um Centro Espírita Kardercista e vice-versa? Cada espaço tem sua energia própria, certo? Cada um faz um trabalho de acordo com sua especialidade, certo? O passe espírita usa o fluido vital do passista (energia dos alimentos e líquidos que o passista utiliza no dia-a-dia). Reiki não utiliza fluidos vitais nem ectopasmas (forma líquida de energia vital extraída do corpo físico, isto é, o Qi dos alimentos sólidos e líquidos do passista). Se você disser que fluido vital e ectopasma são formas líquidas, por exemplo, diremos que a forma da energia Reiki é seca, mais leve e mais sutil que o passe magnético-fluidico. Cada tipo de energia tem seu objetivo certo, assim como cada metal tem seu nível de condutividade de energia. Alguns dos membros desta associação trabalharam muitos anos como passistas e sabem muito bem a diferença entre Reiki e Passe, fluido vital e as demais formas de energia Qi (ki) — todas recomendáveis. Só quem precisa estudar confunde essas coisas. Não basta copiar afirmações alheias, é preciso experimentar… Algumas seitas acreditam que quem não pertence a elas não será salvo, não é mesmo? Alguns espíritos não têm a menor idéia do que é morte, quanto mais de Reiki. O reikiano não deve se atrelar a esses “achados” de alguns escritores que falam sobre Reiki baseados no “ouvi dizer” ou que alguns espíritos disseram… Reiki está acima disso tudo e esse conhecimento tem cerca de 18 séculos de existência. Ninguém reinventa Reiki. Leia mais em:
29 - O Reikiano precisa saber sobre reencarnação, obsessão, tratamento espiritual? - Sim. O Reikiano deve atender a todo ser humano sem distinção de crença, raça, cor, religião, nível social e preferência sexual. Para isso, precisa estudar todos os aspectos que envolvem o ser humano, inclusive reencarnação, obsessão, tratamentos espirituais e o Brasil é um dos paises onde mais se escreve sobre esses e outros assuntos correlatos e a população é aberta a esse tipo de abordagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário